Manual do sistema Isesmt
Introdução
O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), é constituído por profissionais da área da saúde, que têm como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores dentro das empresas. O Isesmt é um sistema computadorizado elaborado com a finalidade de ajudar esses profissionais a fazer o controle das atividades que devem desempenhar para cumprir as obrigações trabalhistas perante o eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas do Governo Federal).
Além de manter esses controles, o Isesmt gera os eventos que serão transmitidos para o eSocial com a finalidade de cumprir as obrigações fiscais e trabalhistas da empresa para com o Governo Federal.
Recomendamos que o usuário leia atentamente este manual por completo antes de iniciar sua operação para se ter uma boa compreensão do sistema.
Controle de Versões.
Versão | Data Liberação | Descrição das alterações | Autor |
---|---|---|---|
19.05.1 | 18/06/2019 | Primeira versão | Edvaldo |
Observação: Manual em construção
Fluxo operacional
Item | Sessão | Opção | Observação |
---|---|---|---|
1 | Cadastros Básicos | Parâmetros do módulo | Fazer |
2 | Cadastro de Médicos | ||
3 | Cadastro de Responsáveis | ||
4 | Questionário de Avaliação | ||
5 | Metodologias (Riscos Ergométricos) | ||
6 | Procedimentos (Exames) | ||
7 | Engenheiros e Técnicos de Segurança | ||
8 | Setores | ||
9 | Cargos | ||
10 | Dados complementares da empresa | Fazer | |
11 | Grupo homogêneos | Fazer | |
12 | Atividades | Grupo de atividades | |
13 | Atividades | Pré-requisito Item 9 | |
14 | Relacionamento de atividades | Pré-requisito Item 13 | |
12 | Ambientes | Cadastro de ambientes - S-1060 | Gera o evento S-1060 para o eSocial (Ives). |
?? | Classificação do ambiente | A fazer | |
13 | Trabalhadores | Cadastro de Trabalhadores / Candidatos | Pré-requisito Itens 7, 8 e 12, |
14 | Histórico de Ambiente /Setor/Cargo/GHE | Pré-requisito Itens 7, 8, 12 e 13 | |
Trabalhadores sem ambiente associado | A fazer | ||
Atualização do ambiente | A fazer | ||
15 | EPI | Equipamentos de Proteção (EPI/EPC) | Cadastro de EPI |
16 | Movimentação da Ficha de EPI | Pré-requisito Item15 | |
Kit de EPI | A fazer | ||
17 | Riscos e Exames | Fatores de Riscos | |
18 | Relacionamento de Riscos e Exames. | Pré-requisito Item 12 | |
19 | CAT | CAT - S-2210 | Gera o evento S-2210. Pré-requisito Itens 1, 12 e 13 |
20 | Saúde do Trabalhador | Consulta médica | Pré-requisito Item 13 |
21 | Movimentação de exames | Pré-requisito Itens 1 e 13 | |
22 | Evento esocial S-2220 | Gera o evento S-2220. Pré-requisito Item 13 | |
23 | Evento esocial S-2221 | Gera o evento S-2221. Pré-requisito Item 13 | |
24 | Afastamentos | Motivos de afastamentos | |
25 | Afastamentos | Pré-requisito Itens 1 e 13 | |
26 | Condições Ambientais do trabalho | Eventos esocial S-2240 | Gera o evento S-2240 |
27 | Treinamentos | Instrutores | |
28 | Treinamentos/Curos | ||
29 | Turmas/Treinamentos | Pré-requisito Item 13 | |
30 | Eventos esocial S-2245 | Gera o evento S-2245 | |
31 | Integrações Ives | Consulta integrações iVes | |
32 | Relatórios | Relatório de vencimento de treinamentos | |
33 | Relatórios de afastamentos do período | ||
34 | Relatórios de exames alterados | ||
35 | Relatórios de exames vencidos / a vencer | ||
36 | EPIs com vida útil vencida / à vencer | ||
37 | Relatório de vencimento do CA do EPI | ||
38 | Quadro III da NR-7 | ||
39 | Termo de responsabilidade de uso de EPI | ||
40 | Emissão do ASO | ||
41 | PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário |
Acesso ao sistema.
Para acessar o sistema deve se informar o link no browser do seu navegador, o login e senha que serão informados após a aquisição do sistema.
Supondo que o link seja: apps.compliancehcm.com.br, login: admin_empresa e senha:123
Tela de acesso ao sistema, após informar o link
Informe o “Usuário (Login)”, a senha e clique em
Tela do menu principal.
Esta tela mostra todos os ícones dos módulos ou sistema adquiridos e disponibilizados no perfil do usuário. Clique sobre o ícone do módulo ou sistema que deseja trabalhar. Neste caso vamos trabalhar com o sistema “Isesmt” ícone indicado pela seta na tela acima.
Tela que mostra o menu lateral com as opções principais.
Movendo o cursor para o lado esquerdo da tela mostra o menu lateral indicado pela seta 1. O conjunto de setas indicado pelo número 2, mostra as opções principais (seções) do sistema. Clicando sobre elas serão mostrar as opções de telas para entrada de dados ou de visualização de relatórios. Clicando no local indicado pela seta 3, mostra um sub-menu (indicado pela seta 4) com as opções: “Log-Out” - para sair do sistema; “Help-Desk” - para acessar o sistema de help-desk para abertura de chamados em caso de dúvidas ou erros do sistema; “Alterar senha” - mostra o formulário para o usuário alterar sua senha, procedimento recomendado que o usuário faça no primeiro acesso; “Perfil” - está desativado por enquanto. A seta 5 mostra a empresa que o usuário está trabalhando com o sistema no momento. Clicando no ícone “Lupa”, indicado pela seta 6, abre um campo onde pode ser digitado o nome de uma opção ou parte dela para ser acessada diretamente sem a necessidade de usar o menu lateral. Esta funcionalidade será explicada mais detalhadamente em uma sessão específica abaixo.
Tela que mostra as opções da sessão cadastros básicos.
Para acessar as opções, clique sobre o nome da sessão para abrir as opções de acesso.
Informações gerais.
As informações dessa sessão serão usadas em várias partes desse manual de forma padronizadas.
Cadastros básicos
Parâmetros 003_sst_param
Quando o sistema trabalhar integrado com outro sistema que disponibiliza alguns cadastros através de interfaces, essa configuração faz se necessária para orientar o sistema quanto utilização desses cadastros
Tela para configurar os parâmetros.
Escolha a classificação do ambiente que a empresa trabalha , clicando em uma das opções:
De-Para de GHE :
De-Para de Setor:
De-Para de Setor + Cargo:
Enviado na integração:
Se o estabelecimento for independente da matriz, clique sobre o campo para informar com "Sim". Está informação será utilizada para gerar eventos para o e-Social.
Este módulo funciona de maneira integrada com o módulo de folha de pagamento, utilizando os cadastros de trabalhador, local de trabalho (setores, departamentos), função (cargos) e movimento de trabalhadores. Para isso é necessários que seja parametrizado no FPGF0008 - Parâmetros da folha, como mostrado nas telas abaixo.
Médicos 004_sst_medicos
Relação de médicos
Relação de médicos ativos, note que todos estão sem data de “Fim Validade” e o campo “Somente Ativos” está com “Sim”.
Relação de médicos ativos e inativos, note que o botão do campo “Somente ativos” indicado pela seta 1 está como “Não” e na linha 1 está com data de “Fim Validade” informada (21/05/2019). Detalhe: Suponha que estamos no dia 22/05/2019 e foi colocado como data de “Fim Validade” igual a 31/05/2019. Neste caso mostraria no relatório onde “Somente ativos” fosse igual a “Sim” ou igual a “Não”, e somente após 31/05/2019 não seria mostrado quando “Somente ativos” fosse igual a “Sim”. Isto possibilita informar antecipadamente a data de fim de validade dos serviços do médico, ou seja até quando ele vai atuar na empresa.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de médicos, clique no botão “Criar” indicado pela seta 2.
Cadastro de médicos - Aba Médicos
Informe os dados solicitados por cada campo, caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Cadastro de médicos - Estabelecimento que o médico atua
O objetivo dessa aba é informar quais empresas o médico pode atuar e em quais ele é o responsável pelo PCMSO. Essas informações serão usadas quando da emissão de relatório que necessitam do nome do médico..
Cadastro de médicos - Estabelecimento que o médico atua com a empresa selecionada.
Após ter informado todos os campos, clique em “Salvara Alterações” para salvar as informações ou em para desistir.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 3 na tela do relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em para salvar as informações alteradas, em para desistir, ou em para excluir o médico do cadastro. Atenção, se o médico já tiver vinculado a uma atividade, por exemplo, a um ASO ou PCMSO não será permitido excluí-lo. Se for este o caso, informe o campo "Fim Validade" com uma data válida.
Responsáveis 005_sst_respons
Relação de responsável.
Relação de responsáveis ativos, note que todos estão sem data de “Fim Validade” e o campo “Somente Ativos” está com “Sim”.
Relação de responsáveis ativos e inativos, note que o botão do campo “Somente ativos” indicado pela seta 1 está como “Não” e na linha 1 está com data de “Fim Validade” informada (22/05/2019). Detalhe: Suponha que estamos no dia 23/05/2019 e foi colocado como data de “Fim Validade” igual a 31/05/2019. Neste caso mostraria todos no relatório onde “Somente ativos” igual a “Sim” ou igual a “Não”, e somente após 31/05/2019 não seria mostrado quando “Somente ativos” fosse igual a “Sim”. Isto possibilita informar antecipadamente a data de fim de validade do responsável, ou seja até quando ele vai atuar na empresa.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de responsáveis, clique no botão “Criar” indicado pela seta 2.
Cadastro de responsáveis - Aba responsáveis
Informe os dados solicitados por cada campo, caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Cadastro de responsáveis - Aba Estabelecimento que o responsáveis atua
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 3 na tela de relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em para salvar as informações alteradas, em para desistir, ou em para excluir o responsável do cadastro. Atenção, se o responsável ja tiver vinculado a uma atividade, por exemplo, a um ASO ou PPRA não será permitido excluí-lo.
Questionário de avaliação - consulta 006_sst_quest
As perguntas do questionário serão usadas nas consultas médicas.
Relação do questionário
Relação do questionário (perguntas) que podem ser usadas no momento da consulta.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro do questionário, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Finalidade dos campos “Tipo?” e “Justifica”.
Se o “Tipo” for “Resposta Sim ou Não” é obrigatório que uma das alternativas do campo “Justifica” seja escolhida. Se o “Tipo” for “Aberta”, isto é a resposta poderá ser “qualquer coisa”, o campo “Justifica” não precisa ser informado, é suprimido da tela.
O campo “Tipo?” pode assumir dois valores “Resposta Sim ou Não” ou “Aberta”.
“Resposta Sim ou Não”: isto quer dizer que no momento da consulta se o paciente responder a pergunta com um “Sim” ou com um “Não” já é suficiente.
“Aberta” o paciente pode responder livremente com mais detalhes.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em para salvar as informações alteradas, em para desistir, ou em para excluir a pergunta do cadastro de questionário. Atenção, se pergunta ja tiver vinculada a uma atividade, por exemplo, resposta de uma consulta médica, não será permitido excluí-la.
Metodologias - Riscos Ergonômicos 007_sst_metodol
Cadastrar as metodologias e riscos ergonômicos usados nos processos de sesmt.
Relação de metodologias.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de metodologias, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em para salvar as informações alteradas, em para desistir, ou em para excluir a pergunta do cadastro de questionário. Atenção, se pergunta ja tiver vinculada a uma atividade, por exemplo, resposta de uma consulta médica, não será permitido excluí-la.
Procedimentos - exames 008_sst_proc_exam
Cadastrar os procedimentos (exames) que serão usados nos processos de sesmt da empresa
Relação de procedimentos
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de procedimentos, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
Idem procedimento de alteração do cadastro de metodologia acima.
Engenheiros / Técnicos de Segurança 009_sst_eng_segur
Cadastrar os engenheiros e técnicos de segurança para o processo de sesmt da empresa.
Relação de engenheiros e técnicos.
Relação de engenheiros/técnicos ativos, note que todos estão sem data de “Fim Validade” e o campo “Somente Ativos” está com “Sim”.
O mecanismo de funcionamento deste relatório com relação ao campo “Somente ativos” é idêntico ao do relatório de médicos. Em caso de dúvidas ver sessão “Médicos” no lado esquerdo.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de engenheiros/técnicos, clique no botão “Criar” indicado pela seta 2.
Cadastro de engenheiros/técnicos - Aba engenheiros/técnicos
Informe os dados solicitados por cada campo, caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Cadastro de engenheiros/técnicos - Estabelecimento que o engenheiros/técnicos atua
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 3 na tela de relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em para salvar as informações alteradas, em para desistir, ou em para excluir o responsável do cadastro. Atenção, se o engenheiros/técnicos ja tiver vinculado a uma atividade, por exemplo, a um ASO ou PPRA não será permitido excluí-lo.
Setores (local de trabalho) 010_sst_setores
Cadastrar os setores para o processo de sesmt da empresa.
Relação de setores.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de setores, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
Idem procedimento de alteração do cadastro de metodologia acima.
Cargos 011_sst_cargos
Cadastrar os cargos para o processo de sesmt da empresa.
Relação de cargos.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de cargos, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
Idem procedimento de alteração do cadastro de metodologia acima.
Dados complementares da empresa 012_sst_dados_comp
Alterar os dados complementares da empresa.
Relação de dados complementares da empresa.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta na tela de relatório acima.
Tela específica para alterar o CNAE da empresa. Após alterar, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em para desistir. Está informação será utilizada para gerar eventos para o e-Social.
Grupo Homogêneo 013_sst_grup_homog
O Grupo Homogêneo de Exposição (GHE) é o agrupamento dos trabalhadores que trabalham em um mesmo ambiente de uma empresa sujeito a condições semelhantes com relação a um determinado agente de riscos. O GHE é usado para mapear os riscos dos ambientes físicos de empresa e são obtidos na elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
Tela que mostra o relatório de grupos homogêneos.
Clique em "Criar" indicado pela seta1 para mostrar a tela abaixo.
Tela para cadastrar grupo homogêneo.
Ambientes
Cadastro de ambientes 014_sst_cad_amb
Relação de ambientes
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de ambiente, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em “X” , no canto superior direito para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Clicando no botão indicado pela seta 3, gera o evento S-1060 e envia para o Ives (e-Social) todos os ambientes que estejam com o campo “Situação e-Social” igual a “Não integrado”. Feito isto os eventos ficarão disponíveis no painel de eventos do Ives para serem liberados para envio para o ambiente do e-Social.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
As alterações feitas nessa tela reflete no sistema Ives (e-Social).
Funcionalidades:
1 - Clique na barra indicada pela seta 1 e mova para a direita para mostrar outros campos do relatório.
2 - Para alterar uma informação, clique sobre o campo que deseja alterar para habilitar para edição, faça a alteração e clique no botão indicado pela seta 2 para salvar as alterações efetuadas. Só será permitido fazer alteração dessa forma, se o registro ainda não foi enviado para o Ives.
3 - A funcionalidade indicada pela seta 3 deve ser efetuada quando o evento já foi aprovado no Ives e necessita fazer alguma alteração. Nesse caso, marque o registro que deseja alterar e clique no botão indicado pela seta 3, será gerado um registro com as mesmas informações do registro marcado. Faça as alterações, salve clicando no botão indicado pela seta 2 e envie para o Ives clicando no botão indicado pela seta 5. Se o evento não tiver parametrizado no Ives para ser enviado automaticamente para o e-Social (ambiente do governo), acesse o Ives, vá ao painel de eventos e libere o.
4 - A funcionalidade indicada pela seta 4 destina-se a excluir um ambiente que esta aprovado no Ives. Para usar essa funcionalidade seguir as orientações de exclusão de eventos no e-Social.
5 - A funcionalidade indicada pela seta 5 dever ser usada após o uso das funcionalidade 2,3 e 4 para gerar o evento e enviar para o Ives.
Atividade
Cadastro de grupo de atividades 015_sst_grup_ativ
Relação de grupos de atividades
Para cadastrar um grupo de atividades, clique sobre o botão “Adicionar linhas” indicado pela seta 1. Será adicionada uma nova linha na tela, preencha com as informações pertinentes e clique no botão “Salvar” indicado pela seta 2, para salvar as informações.
Para fazer alterações, marque a linha que deseja alterar clicando no ícone indicado pela seta 3, depois no botão “Editar” indicado pela seta 4. Clique sobre os campos que deseja alterar, altere e depois clique no botão “Salvar”.
Para excluir um grupo, marque a linha que deseja excluir clicando no ícone indicado pela seta 5. Será mostrada a janela com as opções abaixo.
Clique na opção “Excluir linha” e depois em “Salvar”, a linha sairá da tela.
Clique no botão “Fechar” indicado pela seta 6 ou no “X” no canto superior direito para voltar para a tela anterior.
Cadastro de atividades 016_sst_cad_ativ
Relação de atividades
Cadastro de atividades
Para acessar a tela de cadastro de atividades, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1 acima.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou “X” , no canto superior direito ou em “cancelar” indicado pela seta 4 para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Caso a atividade esteja vinculada com atividades perículosas, insalubres ou especiais, informe as clicando no botão “Atividades” indicado pela seta 1 e escolha da lista que será mostrada.
Clicando no botão “Criar grupos” indicado pela seta 3, abre uma janela para cadastrar grupos.
Relacionamento de atividades 017_sst_rel_ativ
O relacionamento das atividades será usado para compor o evento S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco
Clique sobre o campo “Trabalhador”, escolha o trabalhador da lista. Em seguida será mostrada a tela de de relatórios de atividades. Para acessar a tela para relacionar as atividades, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1 acima.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações, em “X” , no canto superior direito, ou em “cancelar” para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação
De acordo com a escolha da “Opções de relacionamento”, é solicitado um tipo de informação. As telas a seguir mostra em detalha cata tipo de relacionamento.
Relacionamento de cargo com atividade.
Relacionamento de cargo e ambiente com atividade.
Relacionamento de cargo e setor com atividade.
Relacionamento de trabalhador com atividade.
Trabalhador
Cadastro de trabalhador 018_sst_cad_trab
Relação de trabalhadores cadastrados.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de trabalhador, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em “X” , no canto superior direito, ou em “cancelar” indicado pela seta 4 para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em para salvar as informações alteradas, em para desistir, ou em para excluir o trabalhador do cadastro. Atenção, se o trabalhador ja tiver vinculado a uma atividade, não será permitido excluí-lo. Note que os campos que estão destacado pelo retângulo indicado pela seta 2, não é permitido serem alterados por esse programa. Caso tenha necessidade de alterar algum desses dados, a alteração dever ser feita através da tela abaixo.
Histórico de ambiente / setor / Cargo 019_sst_historicos
A tela a baixo possibilita incluir ou alterar novos histórico quando o trabalhador muda de ambiente ou de setor ou de cargo.
Clique sobre o campo “Trabalhador”, escolha o trabalhador da lista. Em seguida será mostrada a tela de relatórios de histórico de ambientes, setor e cargo. Clique no botão “Criar” indicado pela seta 1 acima para acessar a tela para informar novos dados.
Incluir históricos
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações, ou em “X” , no canto superior direito, ou em “cancelar” para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em para salvar as informações alteradas, em para desistir, ou em para excluir o histórico do cadastro.
EPI 020_sst_epi
Cadastro de Epi.
Relação de epi/epc cadastrados.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de EPI, clique no botão “Criar” indicado pela seta 1.
Após ter informado todos os campos, clique em para criar o registro e salvar as informações ou em “X” , no canto superior direito para desistir. Caso tenha dúvida sobre o preenchimento de algum campo, clique sobre o nome dele que será mostrado uma janela de ajuda com a respectiva explicação.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar, clique no ícone “Lápis” indicado pela seta 2 na tela de relatório acima.
As alterações feitas nessa tela reflete na geração do evento S-2240 - Condições Ambientais do Trabalho - Fatores de Risco.
Funcionalidades:
Clique na barra indicada pela seta 1 e mova para a direita para mostrar outros campos do relatório.
Alteração
Para fazer uma alteração, clique no ícone indicado pela seta 2 para marcar o registro (linha) que deseja alterar. Depois clique no botão “Gerar registro de alteração” indicada pela seta 3, responda a pergunta que aparece na janela no meio da tela clicando em “OK”, será gerado um registro com as mesmas informações do registro marcado. Veja tela abaixo.
Clique no ícone indicado pela seta 2 para marcar o registro (linha) novo que deseja alterar. Importante: tem que informar a data de fim de validade do registro anterior e a data de inicio de validade da nova linha. Por exemplo vamos altera o valor do campo “CA” indicado pela seta 4 da nova linha para 9988. Para isso, primeiro altere a data de fim de validade do registro (linha) anterior por exemplo para 30/06/2019 e a data de início de validade do registro a ser alterado,por exemplo: para 01/07/2019. Depois clique sobre o valor (9876), indicado pela seta 4 e informe o novo valor (9988). Depois clique no botão “Salvar” indicado pela seta 7. Finalmente clique no botão “Salvar alterações” indicado pela seta 5 para efetivar as alterações e retornar para a tela anterior.
Exclusão
Para fazer uma exclusão de um Epi, clipe no ícone “lápis” indicado pela seta 2 no relatório de Epi, para mostrar a tela abaixo.
Clique no ícone indicado pela seta 8 para marcar o registro (linha) que deseja excluir.
Para fazer uma exclusão, clique no ícone indicado pela seta 8 para marcar o registro (linha) que deseja excluir. Depois clique no botão “Gerar registro de exclusão” indicada pela seta 9, responda a pergunta que aparece na janela no meio da tela clicando em “OK”, será gerado um registro com praticamente as mesmas informações do registro marcado. Veja tela abaixo.
Note que as únicas informações diferentes são as indicadas pela seta 10, campos “ID” e “Ação” . Para