Manual de benefícios e planos de saúde.
Introdução
Controle específico
Chamamos de controle específico as rotinas de planos de saúde que não se encaixa nas regras normais e atuais ora implementado no módulo de plano de saúde.
O Objetivo desse programa é possibilitar a entrada dos dados enviados pelas operadoras para calcular os descontos dos beneficiário de acordo com a política da empresa.
Tela para fazer a entradas de dados enviados pelas operadoras.
A entrada de dados pode ser feitas por importação ou por digitação.
1 - Importação.
Para fazer a importação é preciso que os dados sejam disponibilizados em uma planilha no leiaute mostrado a seguir.
Clique no botão "Importar", indicado pela seta 1, para mostrar a tela seguinte.
Tela para importação .
Clicando em "Clique aqui", indicado pela seta, faz o download do modelo de planilha que será usado para fazer a importação, como mostrado abaixo.
Administradora do plano de saúde: Clique sobre o nome do campo e escolha da lista a administradora referente aos dados a ser importados.
Data de referência; O sistema já mostra como padrão a data do último dia do mês atual. O mês dessa data deve ser o mês referência do calculo da folha de pagamento para o qual os lançamentos serão gerados.
Tipo de movimento: Clique sobre o nome do campo e escolha da lista "Gasto total" ou "Co-participação", de acordo com os dados a ser importado.
Tipo do plano: Clique sobre o nome do campo e escolha da lista "Saúde" ou "Odontológico", de acordo com a origem dados a ser importado.
Arquivo: Clique sobre a área pontilhada e localize o arquivo (planilha) em uma pasta ou arraste o arquivo para essa área, aguarde fazer a carga.
Clique no botão "Importar" e confirme em "OK", para fazer a importação dos dados da planilha.
Inconsistentes: Neste quadro será mostrados os dados inconsistentes, caso exista. Veja exemplo na tela abaixo.
Clique em cancelar para voltar para a tela inicial de relatórios.
Caso precise fazer alteração em algum valor, Clique no ícone indicado pela seta 1. Caso queira excluir o lote, clique cobre o número do lote indicado pela seta 2. Se o movimento já foi lançado na folha de pagamento, não será permitido alterar ou excluir o lote.
2 - Digitação dos gastos.
A digitação dos gastos se faz quando as informações são fornecidas pela operadora em forma de relatórios.
Para acessar a tela de digitação, clique sobre o botão "Criar", indicado pela seta 2 na tela inicial.
Tela para digitação dos gastos.
Administradora do plano de saúde: Clique sobre o nome do campo e escolha da lista a administradora referente aos dados a serem digitados.
Data de referência; O sistema já mostra como padrão a data do último dia do mês atual. O mês dessa data deve ser o mês referência do calculo da folha de pagamento para o qual os lançamentos serão gerados.
Tipo de movimento: Clique sobre o nome do campo e escolha da lista "Gasto total" ou "Co-participação", de acordo com os dados a serem digitados.
Tipo do plano: Clique sobre o nome do campo e escolha da lista "Saúde" ou "Odontológico", de acordo com a origem dados a serem digitados.
Beneficiário: Clique sobre o nome do campo e escolha da lista o beneficiário referente ao valor.
Valor: Informe o valor.
Clique no botão "Criar e continuar", para salvar e continuar digitar para outro beneficiário.
Clique no botão "Criar e fechar", para retornar para a tela anterior de relatório.
Veja que os lançamentos que foram feitos por digitação não tem número do lote
Agora que os valores foram importados ou digitados e conferidos, precisa de fazer os cálculos dos descontos para os trabalhadores e dos valores da empresa de acordo com o especificado (*), para disponibilizar para o movimento da folha.
Para isto acesse o PSAF0014 e execute o cálculo para a operadora dos dados importados.
(*) - Cálculo especifico definido pelo cliente segundo sua politica de benefícios com a operadora.