Manual de procedimentos gerais do sistema
Introdução
Este manual tem por objetivo orientar o usuário na operacionalização do sistema RH-Comvert. Está dividido em documentos, onde cada um trata de um assunto específico. Nesse documento vamos tratar de aspectos gerais do sistema. O Sistema RH-Comvert está dividido em módulos de acordo com suas funcionalidades.
Módulos do sistema: Folha de pagamentos; Ponto eletrônico; SESMT; Esocial (Ives); Plano de saúde e benefícios; Plano de participação nos resultados.
Acesso ao sistema
A figura abaixo mostra a tela para acessar o sistema.
1 - Link de acesso: apps.compliancehcm.com.br;
2 - Botão "Login": Informe o nome do usuário e a senha e depois clique nesse botão;
3 - Esqueci minha senha: Caso o usuário tenha esquecido a senha, clique nesse link "esqueci minha senha" que será mostrada a tela abaixo.
Informe o e-mail e clique em "Enviar Nova Senha". Uma nova senha será enviada para o e-mail informado se este e-mail for do usuário informado na tela inicial de acesso.
Módulos do sistema
Os módulos do sistema são identificados inicialmente por ícones. Veja a figura abaixo.
1 - Menu Principal: Mostra os módulos do sistema liberados para o usuário conectado;
2 - Menu lateral: Mostras as opções de configuração;
3 - Acesso ao módulo: Clique sobre o ícone que será direcionado para as opções desse módulo.
Módulo de Folha de pagamentos
1 - Ícone "Casa": Retorna para o menu principal;
2 - Ícone "Globo": Acessa as opções de configuração. Deve ser liberada apenas para o usuário administrador do sistema. Veja figura abaixo com as opções de configuração;
3 - Ícone "Lupa": Utilizada para localizar e executar uma opção do menu mais rapidamente. Veja a figura abaixo.
Clique na lupa para abrir a caixa de texto, informe um nome ou parte do nome de uma opção do menu (programa), que será mostrada uma lista de opções que contem os caracteres informado. Escolha a opção desejada e clique sobre ela que mostrará a tela da opção.
4 - Ícone "Ativar empresa": Utilizado para ativar empresa usuária. Quando o usuário se conecta ao sistema, é disponibilizado para ele como empresa ativa a empresa configurada como principal no cadastro de usuário, cujo nome é mostrado no canto esquerdo inferior, explicado no item 6 abaixo. Clique neste ícone para ativar outra empresa. Veja figura abaixo.
A empresa ativa no momento é mostrada na cor azul menos intenso. Para ativar outra empresa, clique no botão "Ativar" da empresa correspondente. Clique em fechar para retornar.
5 - Menu lateral: Movendo o cursor para a lateral esquerda da tela, é mostrado o menu de opções do módulo. Veja a figura abaixo.
5.1 - Grupo de opções do módulo: Mostra as opções de um grupo especifico. Os grupos são definidos com base nas suas funcionalidades;;
5.2 - Opção do grupo: Clicando sobre ela acessa a tela do programa correspondente;
5.3 - Opções do usuário:
Log-Out - Sai do sistema;
Help-Desk - Abre uma aba no navegador para acessar o sistema de Help-Desk; Alterar senha - Clicando sobre essa opção mostra a tela para alterar a senha. Veja a figura abaixo.
Informe os dados solicitados e clique no botão "Confirmar" ou no "X" do canto superior direito para retornar.
Ajuda em campos de telas.
Todos os campos a serem informados possui uma ajuda (help) explicando detalhadamente o que significa e como informá-lo. Para obter essa ajuda, clique com o mouse sobre o nome do campo que aparecerá uma janela com as informações do respectivo campo. Veja exemplo abaixo.
Dica: Para melhorar a visualização das figuras (telas) deste manual, clique sobre elas para aumentar e depois clique novamente para diminuir.
Tela mostrando um exemplo de ajuda.
Ao clicar sobre o nome “Tipo de vínculo” mostra a janela indicada pela seta com as explicações desse campo.
Sempre que no texto de ajuda de um campo tiver a indicação “Tabela interna” é porque a manutenção dessa tabela é de responsabilidade do fornecedor do sistema. Caso precise de alguma informação que não esteja presente, favor contactar o suporte e solicitar a inclusão.
Tela de relatórios e cadastros
Quando o usuário acessa uma opção do menu, é mostrado inicialmente a tela de relatórios.
Abaixo vamos detalhar as opções básicas de uma tela de relatório.
Tela de relatório
1 - Área de pesquisas: Utilizada para localizar uma informação no relatório. Informe uma palavra ou parte dela (maiúscula ou minúscula) e clique em "Ir". Será mostrado no relatório as linhas que contem essa informação. Exemplo: na tela acima informamos a palavra "consi". Veja abaixo o resultado.
Mostrou somente a do relatório que contem a "consi".
Para voltar o relatório na forma original, clique no "X" indicado pela seta.
2 - "Ir": Botão para executar a pesquisa do item 1.
3 - Linhas: Mostra a quantidade de linhas que será mostrada no relatório. Clicando sobre o número (10) mostras as opções de seleção. Quanto menor a quantidade mais rápido fica o acesso ao relatório, sobretudo para relatório com grande quantidade de linhas.
4 - Ações: Ferramentas para personalização de relatórios. Será elaborado um capitulo especial para explicar a utilização dessa ferramenta.
5 - Criar: Botão que deve ser pressionado para mostra a tela de cadastro referente ao relatório.
Após preencher todos os campos, clique em no botão "Criar" para criar o registro no banco de dados, salvar as informações e retornar para a tela de relatórios. Clicando no botão "Cancelar" retorna para a tela de relatórios e não salva as informações.
6 - Ícone "Lápis": Utilizado para fazer alterações nos cadastros. Clicando sobre ele mostra a tela de cadastro com as informações atuais para serem alteradas. Veja tela abaixo.
Após alterar os campos necessários, clique no botão "Salvar" para salvar as informações alteradas e retornar para a tela de relatórios. Clicando no botão "Cancelar" retorna para a tela de relatórios e não salva as informações. Para excluir o registro da tela, clique no botão "Excluir" e confirme clicando em "Ok".
7 - Opções de visualização do relatório:
Clicando sobre o nome de uma coluna do relatório, e mostrado a figura 7, com as opções detalhadas abaixo.
7.1 - Clicando neste ícone ordena o relatório em ordem crescente;
7.2 - Clicando neste ícone ordena o relatório em ordem decrescente;
7.3 - Clicando neste ícone oculta a coluna;
7.4 - Clicando neste ícone, mostra o relatório quebrando por essa coluna. Veja a figura abaixo
onde fizemos uma quebra com a coluna "Status".
Note que o relatório está agrupado pelo campo "Status".
Pesquisar em uma tela web
Em algumas situações precisamos de procurar uma determinada palavra (nome de parâmetro, identificador, etc... na página (tela) onde estamos trabalhando). Para pesquisar uma palavra na tela siga o procedimento abaixo:
1 - Pressione as teclas Ctrl+F - para abrir a caixa de diálogo indicada pela seta 1;
2 - informe a palavra que deseja encontrar na página (tela) - indicado pela seta 2 (Afastamento);
3 - Os números 1/12 indicado pela seta 3, significa que nessa página tem 12 ocorrências da palavra “Afastamento” e o cursor está em destaque na primeira;
4 - Clicando nos ícones indicados pela seta 4, serão mostradas as próximas ocorrências, para baixo ou para cima, dependendo do ícone clicado.
Este procedimento serve para qualquer página web.
Telas com grid interativos
A tela abaixo, contém no quadro "Rateio" um tipo de tela especial chamada de “Grid interativo” ela é usada nas situações em que precisamos registrar informações que depende de outas para ficarem completas. Ou seja a informação principal fica guardada em uma tabela e as outras (secundárias) fica em outra.
Os campos “Código, Descrição, Status e Desconta parcelas vencidas na rescisão?” a serem informados possui uma ajuda (help) explicando detalhadamente o que significa e como informá-lo. Para obter essa ajuda, clique com o mouse sobre o nome do campo que aparecerá uma janela com as informações do respectivo campo.
1 - Nome do programa: Representado por um código e uma descrição. As 3 primeiras letas do código representa o módulo (ex: FPG - Folha de pagamento, PSA - Plano de saúde). A quarta letra é um F, que indica que é um formulário ou um R que indica que é um relatório. Os 4 ultimas por um números sequencial de 0 (zero) a 9999.
2 e 3 - Botões de ação: O campos “Status" e "Desconta parcelas vencidas na rescisão?” , são exemplos de tipos de campos que irão aparecer em diversas telas do sistema. Nesses tipos de campos a informação está contida no próprio campo representa por um botão. Nesse caso o "Status" está mostrando Débito, clicando sobre ele, muda para Crédito. O campo "Desconta parcelas vencidas na rescisão?” esta mostrando Sim, clicando sobre ele muda para Não. Esses tipos de campos são sempre apresentados nas cores vermelha ou verde.
A região “Rateio” é chamada de tela com grid interativo. Vamos explicar como trabalhar com esse tipo de tela.
4, 5 e 6 - Pesquisa, IR e Ações: São campos especiais que fora citados na sessão "Tela de relatórios e cadastros" acima.
7 - Botão “Editar”: Usado para alterar dados de uma linha. Para alterar, clique no local indicado pela seta 4, depois no botão “Editar” e depois sobre o campo que deseja alterar. Faça a alteração e clique no botão “Salvar”. Pode se também clicar duas vezes seguida sobre o campo a alterar que será habilitado para edição.
8 - Botão “Adicionar linha”: Clicando sobre esse botão adiciona uma linha abaixo da linha selecionada.
9 - Selecionador de linha: Clique sobre ele para selecionar uma linha. Sempre que precisar de fazer uma alteração em uma linha, está deve ser selecionada antes.
10 - Opções de manuseio da linha selecionada: Clicando sobre ela é mostrada as opções comentadas abaixo.
11 - Botão Cancelar: Cancela as informações e retorna para a tela anterior.
12 - Botão Excluir: Exclui a informação do banco de dados do sistema;
13 - Botão Salvar: Clicando sobre ele salva as informações da tela.