Manual do módulo de folha de pagamentos
Introdução
FPGF0013 - Cadastro de rubricas. Este programa tem a finalidade de manter o cadastro de rubricas que serão utilizadas para demonstrar valores calculados ou informados.
Sabemos que para atender a demanda de uma folha de pagamentos de acordo com a legislação e particularidades das empresa, exige se uma grande quantidade de cálculos. Para atender essa demanda o sistema disponibiliza opções para construção de formulas e rotinas de cálculos que podem ser elaboradas pelos próprios usuários. Essas formulas e rotinas estão sempre relacionadas com rubricas, sejam utilizando valores destas ou fornecendo valores para estas. Abaixo vamos detalhar como fazer o cadastro de rubricas.
Pré-requisito
Cadastro de formulas;
Cadastro de tipo de pagamentos;
Cadastro de natureza das rubricas;
Cadastro de incidências previdenciárias;
Cadastro de incidências do IRRF;
Cadastro de incidências de FGTS;
Cadastro de incidências de contribuição sindical;
Relatório de rubricas.
Tela que mostra o relatório de rubricas.
Cadastramento
Para acessar a tela de cadastro de rubricas, clique no botão “Criar” .
Tela para cadastrar rubricas - Aba Rubricas.
Abaixo o detalhamento de cada campo da tela.
Código: Deve ser informado um número sequencial de 1 a 99999. Clicando duas vezes sobre este campo é sugerido o próximo número disponível. Não permite duplicidade.
Descrição resumida: Informe um nome resumido que identifique a rubrica.
Descrição: Informe um nome que identifique a rubrica.
Data da ativação: Informar a data a partir da qual a rubrica poder ser considerada em cálculos pelo sistemas
Data da desativação: Informar a data a partir da qual a rubrica não será considerada em cálculos pelo sistemas.
Tipo de rubrica: “Calculada” - Quando a rubrica recebe valores resultante de cálculos vindos de formulas ou de rotinas de cálculos. Exemplo: Valor das horas extras a 50%. “Informada” - Quando recebe um valor informada diretamente nela. Exemplo: Horas trabalhadas no mês.
Formula: Informar somente quando tiver formula associada à variável. Clique sobre o nome do campo e escolha da lista a formula apropriada.
Tipo de pagamentos: Clicando sobre o campo, mostra a lista de tipos de pagamentos anteriormente cadastrados. Escolhas os tipos de pagamentos que poderá ser usado por essa rubrica, clicando sobre os nomes da lista.
Natureza: Escolhas a natureza que poderá ser usada por essa rubrica, clicando sobre o nome da lista. Esta lista é a tabela 3 do eScocial.
Incid. Previd. Social: Escolhas a base de incidência da previdência social que poderá ser usada por essa rubrica, clicando sobre o nome da lista.
Incid. IRRF: Escolha a base do imposto de renda que poderá ser usada por essa rubrica, clicando sobre o nome da lista.
Incid. FGTS: Escolha a base do FGTS que poderá ser usada por essa rubrica, clicando sobre o nome da lista.
Incid. Contrib. Sindical: Escolha a base da contribuição sindical que poderá ser usada por essa rubrica, clicando sobre o nome da lista.
Observação: Os campos Incid. Preevid. Social, Incid. IRRF, Incid. FGTS e Incid. Contrib. Sindical devem ser informados com base no evento S-1010 Tabela de rubrica do eScocial.
O campo “Fator multiplicador” : Informar um número que multiplicado pelo valor da rubrica na "Unidade" informada resulta o valor apurado da rubrica ou esse valor será usado para compor outros cálculos. Por exemplo: horas normais = 1; horas extras 100% = 2.
Unidade: Refere-se a maneira em que a rubrica será mostrada ou utilizada em cálculos. Clique sobre o campo e indique se a rubrica se refere a horas, dia, quantidade ou valor;
Status: Clique sobre o campo e indique se a rubrica se refere a um débito ou crédito, em conformidade com a "Identificação".
Identificação: Este campo destina-se a identificar para quem o valor será lançado de acordo com a "Unidade". Clique sobre o campo e escolha uma entre os nomes da lista.
O que for creditado ou debitado deve ser informado como “Colaborador”; se for algum imposto como INSS (da parte da empresa), salário-educação, etc... deve ser informado como “Empresa”; já quando é relativo a quantidade de horas, média de hora extra, etc... deve ser informado como sendo informativo;
Contabiliza: No sistema existe um processo de contabilização que gera os lançamentos contábeis. Esse campo indica se o valor dessa rubrica será contabilizado ou não. Informe "Sim" se for contabilizada ou "Não" se não for contabilizada.
H normal/DSR: Sim/Não. Escolha "Sim" se a rubrica é base para calcular do DSR ou "Não", se não for base.
Hora extra: Sim/Não: Escolha "Sim" se a rubrica é base para calcular do horas extras ou "Não", se não for base.
INSS parte empresa ?: Escolha "Sim" se o valor da rubrica é base para calcular o INSS da parte da empresa ou "Não", se não calcular.
Bases
O usuário não tem acesso aos campos "Base do INSS", "Base do FGTS","Base do IRRF" e ,"Impostos no FPGF0112. Por este programa, só permite visualizar. Esses campos assume os valores "Sim" ou "Não". Quando informado "Sim" o valor da rubrica é considerado como base de cálculo da respectiva contribuição.
Após ter informado todos os campos, clique em “Criar” para criar o registro, salvar as informações e liberas as outras abas ou em “Cancelar” para desistir.
Alteração dos dados cadastrados.
Para alterar ou excluir, clique no ícone “Lápis” na tela de relatório acima.
Após ter alterado os campos necessários, clique em “Salvar”,para salvar as informações alteradas, ou em “Cancelar”, para desistir, ou em para excluir o campo cadastrado. Atenção, se o campo estiver sendo usado em algum cadastro ou qualquer outro lugar no sistema, não será permitido excluí-lo.