Manual do módulo de recrutamento e seleção.
Introdução ao módulo
O módulo de Recrutamento e Seleção permite manter um banco de Candidatos Externos e/ou Candidatos Internos, que possibilitará à empresa através de um processo de “triagem” identificar com precisão e rapidez quais candidatos são os mais aptos para participar de um processo de “seleção”, com objetivo de preencher determinada vaga.
Permite a administração das Requisições de Pessoal e o relacionamento destas com o Quadro de Lotação
Características
Administrar Banco de Candidatos Externos
Possibilita armazenar uma grande coleção de dados sobre os “candidatos externos”, currículos, permitindo a utilização eficaz através de pesquisas filtrando as informações mais relevantes.
Também, permitirá um controle efetivo sobre a situação de cada candidato (ex.: reprovações, requisições em que participou, histórico de etapas).
Candidatos que já tenham pertencido ao banco ou mesmo ex-funcionários poderão ser identificados, sendo possível “rastrear” informações de ex-candidato ou, as informações relativas a entrevista de desligamento quando antigos funcionários.
Os candidatos internos (funcionários) poderão também manifestar intenção de participarem das requisições que estiverem abertas.
Permite contratações para substituir colabores afastados e controlar contratações por motivo de promo
Administração do Quadro de Lotação
É feito o cadastramento das vagas autorizadas para cada cargo da organização, dentro da estrutura de lotação, respeitando a distribuição previamente definida. Sendo que quando ocorrer a rescisão ou Requisição de Pessoal o sistema possibilitará consulta ao quadro de lotação (se definido a nível de parâmetro do sistema), que através de “comparativo” irá exibir a realidade entre o autorizado e o existente. Com esta informação o responsável pelo quadro de pessoal poderá liberar ou não a requisição para que possa ser atendida pelo recrutamento.
Emitir Requisição de Pessoal
A Requisição para preenchimento de vagas poderá ser gerada diretamente pelo requisitante, sendo especificados nesta, os diversos elementos que irão orientar o Recrutamento a respeito desta Requisição de Pessoal, no decorrer do processo seletivo. Na requisição serão informados entre outros: características da vaga, características desejáveis dos candidatos, anotações a serem consideradas pelo recrutamento.
No decorrer do processo, a requisição poderá ser acompanhada através de consultas, que irão indicar a sua “situação” bem como permitirá verificar detalhes pertinentes as etapas de seleção dos candidatos envolvidos.
Definir Processo de Seleção
Após a criação da Requisição de Pessoal ao quadro de lotação o recrutamento dentro das suas possibilidades irá iniciar o atendimento da Requisição, devendo ocorrer num primeiro momento uma “triagem” dos candidatos e em paralelo definir o processo de seleção. O sistema oferece condições para que previamente possam ser cadastrados “modelos de avaliação de cargo”, em que constarão as etapas e as respectivas informações complementares necessárias a seleção dos candidatos, para o cargo em questão. É importante saber que esta facilidade poderá ser utilizada na integra ou em parte, uma vez que será uma “sugestão” do sistema.
A origem dos candidatos é definida na requisição, caso seja permitido utilizar Candidatos Internos (funcionários) o sistema permite que estes participem também do processo de seleção, o mesmo ocorrendo com candidatos externos que sejam enviados por agências de empregos ou capturados pelo site da empresa através do preenchimento de currículos.
Os resultados obtidos por candidatos selecionados no processo (etapas) à medida que forem informados ao sistema, serão analisados conforme as regras (parâmetros) pré-estabelecidos e os que não forem aprovados são identificados e eliminados do processo. Os que obtiverem aprovação continuam no processo e, poderão ser submetidos a um “ranking” que irá classificar da média mais alta para a menor.
Sendo os melhores candidatos escolhidos pelo requisitante, o recrutamento poderá informar a data em que considera encerrada sua participação no processo. A requisição ainda poderá aguardar algum tempo onde serão efetuadas tarefas relacionadas ao processo admissional (registro de pessoal, contrato de trabalho e outros) para ao final ser encerrada.
Administrar Contrato de Trabalho e Documentos Admissionais.
Como o módulo é integrado nativamente com o módulo de folha de pagamento, permite gerar contratos de trabalho bem como demais documentos admissionais, para funcionários já cadastrados ou para candidatos que foram admitidos pelo recrutamento.
Quando o candidato for admitido pelo recrutamento, este ficará a “espera” do cadastramento do Registro de Pessoal (que deverá providenciar o cadastramento do funcionário). As informações disponíveis do candidato serão utilizadas para agilizar o cadastramento do funcionário sendo que todas as informações do candidato são reutilizadas no cadastramento do funcionário, facilitando o processo de contratação.
O usuário poderá criar diversos modelos de texto de contrato de trabalho e, demais documentos admissionais, para que sejam emitidos.
Desse modo utilizando o modulo de folha de pagamento, permite emitir o Contrato de Trabalho e Documentos Admissionais.
{Completar com os fluxos}